Capa do livro História de trabalho

Capa  do livro História de trabalho
O livro onde foi publicado o texto Minuto de Fama

quarta-feira, 20 de junho de 2007

GENTE QUE FAZ/ Bastidores

_ATENÇÃO, grita o Assistente de Estúdio. O programa vai começar logo, todos em suas posições.

De repente o silencio reina absoluto. Todos os que estão no estúdio começam a se posicionar.

Diretor : (falando nos fones com os operadores de câmera) _Câmera 1, começa na tua.Vem com o enquadramento aberto e vai fechando ate o apresentador, depois me dá um contra-plano. Câmera 2 fica no plano geral com todo o mundo em quadro. Só mexe quando eu te pedir. Câmera 3, o entrevistado é teu, fica ligado nas expressões dele, se ele se comover, pode fechar mais o enquadramento. Por enquanto é isto. Depois eu vou falando as câmeras conforme a produção for pedindo.

Assistente de estúdio: 30 SEGUNDOS

.............20 SEGUNDOS.

......10 SEGUNDOS

ATENÇÃO, 5...,4....,3.....,2......,1.. Ta no AR.

Apresentador: _ Nestes 10 anos do programa Gente que faz, já entrevistamos pessoas de todas as áreas, da cultura, da economia, da política, em fim, milhares de entrevistas foram feitas, mas pela primeira vez uma entrevista diferente de todas as outras, vamos entrevistar um colega que trabalha atrás das câmeras e que vocês nunca viram. Estou falando do nosso colega AJS que vocês estão vendo ai,( close do cinegrafista operando a câmera) e o A.J.S além de cinegrafista também é escritor e ganhou um premio e teve um dos seus textos publicado em um livro, então queria convidar o colega a sair de trás da câmera e vir aqui ocupar o lugar de convidado com muita honra.

Diretor: Câmera 2 mostra o apresentador saindo do cenário e recebendo o convidado. Câmera 1 mostra o convidado saindo da câmera ate ele chegar no cenário.

Produtor : (falando no ponto eletrônico) pergunta se ele ta nervoso.

Apresentador: Muito nervoso?

AJS: Bastante!

Apresentador: É mais Fácil ali atrás do que aqui, não é?

AJS:É verdade! É outra realidade.

Diretor : Câmera 1, vai fechando nele que ele ta ficando emocionado, não perde este take pelo amor de Deus. Atenção G.C pode colocar o nome do convidado e depois pode colocar o do apresentador.

Apresentador: Fique tranqüilo que gente esta super contente em saber que um colega nosso aqui da televisão foi premiado no concurso literário Histórias de trabalho com este livro que tenho em mãos.

Diretor - (câmera 3 mostra o livro na mão do apresentador.) .

Apresentador: Fale do texto que você escreveu e que foi premiado neste concurso literário.

AJS: A historia começou a nascer depois de uma matéria que fiz no Interior da Vila Cruzeiro do Sul, onde ladrões em fuga da policia invadiram uma casa e fizeram os donos de refém. Encurralados exigiram a presença de uma equipe de televisão para se entregarem.

Cheguei ao local perto das duas da madrugada. Assim que comecei a gravar vi que um dos homens abriu um vão da porta e gritou alguma coisa que não consegui entender. Ele acenava para que me aproximasse. Queria ter certeza de que não era um truque da policia para captura-los. Pediu para eu mostrasse a credencial de imprensa.

Apresentador: Mas e ai o que tu fez. Chegou perto e mostrou a credencial para o bandido?

AJS: Eu estava muito distante e não conseguia distinguir as pessoas dentro da casa. Necessitava ter mais detalhes. Ele gritava que queria ver a minha credencial. Quando percebi estava entre os bandidos e a policia. Cheguei perto dele e estiquei o braço com o crachá para que ele pudesse ver que eu era eu mesmo e não um policial disfarçado.

Produtor : pergunta se ele sentiu medo na hora.

Apresentador: Tu sentiu medo naquela hora?

AJS: Na hora que estou trabalhando não sinto medo de nada.

Apresentador: Mas não temer o perigo pode provocar atos desmedidos. Isto é bom ou ruim no teu ponto de vista.

AJS: Em alguns casos é bom. E não me arrisco.Em outros, como neste caso, eu tive que me expor ao perigo. O engraçado nessa historia foi o modo como seqüestrador olhou examinou crachá da TV. Me lembrei do Quebra galho, o porteiro da Globo, quando ele brinca dizendo cara crachá, cara crachá, e olhando ora para a pessoa , ora para o crachá.

Apresentador : Este foi um momento de descontração no meio daquela confusão toda?

AJS: É na hora não vi a graça da situação. E se ele desconfiasse de alguma coisa, eu poderia ter me dado mal na hora. Assim que eles viram que eu era realmente um representante da imprensa, concordaram em se entregar.

Apresentador: E a policia o que fez na hora?

AJS: Eles ficaram de longe e quando viram que fui identificado, um dos policiais gritou para eles que a Imprensa já estava no local conforme combinado e que agora podiam se entregar e que nada lhes aconteceria. Os bandidos abriram a porta e soltaram os reféns, depois largaram as armas no chão e colocaram as mãos na cabeça.

Apresentador: Depois que termina um trabalho desses, como é que fica o sistema nervoso. Tu costumas fazer alguma coisa para relaxar ou já faz parte da rotina ?

AJS: No começo eu tinha um certo receio de me envolver nas cenas perigosas. Depois me dei conta de este era o meu ganha pão, é diferente de qualquer outro tipo de trabalho, enquanto a maioria dos trabalhadores tem carga horária definida, eu dependo de que aconteça algum incidente na cidade, um incêndio, uma perseguição de bandidos, uma rebelião no presídio, um acidente, qualquer fato bom ou mal que possa virar noticia.

Apresentador: Mas porque resolveu enviar para o concurso contando o teu trabalho de cinegrafista.

AJS: Eu aproveitei a oportunidade para tentar mostrar a todos como é trabalhar em televisão. Poucas vezes o trabalho de quem esta atrás das câmeras é mostrado. As pessoas em casa quando assistem a seus programas preferidos, não questionam quem é que esta por detrás das câmeras. Por exemplo, se eu estivesse agora atrás da câmera, estaria recebendo pelos fones as ordens do diretor de imagem para fechar mais o enquadramento, cair para esquerda, fazer uma panorâmica, tirar teto, fazer uma dolly com travelling, dar um contra-plano, zoom...etc, são termos técnicos pertinentes ao meu trabalho. E queria falar também dos meus colegas que estão aqui no estúdio e la em cima no suíte.

Apresentador: Você se importa de citar quais são os profissionais envolvidos neste programa, para que o nosso telespectador tenha noção de quem são estes profissionais. ?

AJS: Aqui no estúdio tem operador de câmera, ou camera man, como quiserem, operador de microfone, operador de áudio, iluminador, contra-regra, assistente de estúdio, operador de cabo, ou cabo man, cenógrafo, maquinista, técnico, assistente de produção, e é claro, não poderia esquecer do apresentador que brilhantemente me entrevista..

Apresentador: E la em cima na central, se não me engano, têm a produtora, o diretor de imagem e quem mais?

AJS: A produtora é responsável pela execução do programa e é quem trabalha diretamente com o Diretor de imagem que é o que seleciona as imagens que vão pro ar. Depois tem o operador de vídeo, que controla a qualidade que vai pro ar, o operador de caracteres, ou GC, que coloca os créditos nos programas, o operador do TP, que movimenta o texto que fica na frente da câmera e o apresentador lê, o operador de VideoTeipe, que controla as maquinas de gravação e reprodução usados nos programas, o operador de áudio, que opera a mesa de áudio durante as gravações e transmissões. Espero não ter esquecido ninguém, mas agora todos sabem que trabalhar em Televisão não é mole não.

Apresentador: Para encerrarmos o programa, diga o que é trabalhar em televisão?

AJS: trabalhar em Televisão é mais do que uma profissão, é uma paixão.

Apresentador: Eu não vou dizer obrigado pela tua presença, porque tu estas praticamente todos os dias aqui, fizeste a tua estréia hoje diante das câmeras, sorte e sucesso. Valeu, a gente se encontra amanhã para mais um novo programa. E se vocês gostaram agradeçam a esta gente que faz a TV que você vê. Uma boa noite para todos.

Diretor: Câmera 2 vem abrindo pro plano geral para passar o Hool. Câmra 1 e 2 estão liberadas . Obrigado a todos.